quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Bolinhos! bolinhos...

Bolinhos! bolinhos à porta de todos os Santinhos!

É com esta frase que começa logo de manhãzinha o 1º de Novembro, Dia de Todos os Santos, lá na aldeia, quando grupos de crianças vêem pedir os bolinhos, tradição muito antiga que vem a ser mantida até hoje.Trajam com o seu fato domingueiro e trazem os seus saquinhos de pano aos retalhos como manda a tradição, para receberem os ditos bolinhos. Bem, bolinhos e não só, recebem também frutos secos, fruta fresca, rebuçados ,chocolates e tudo o que os habitantes entenderem dar-lhes. Sendo os artigos hoje em dia muito mais variados do que noutros tempos, em que as pessoas só davam o que tinham de sua produção .

Estas doações às crianças têm um significado religioso, pois são feitas para alívio das almas dos seus entes queridos, claro que as crianças nem se lembram disto, querem é brincar, conviver e receber as guloseimas e transformar tudo isto num dia diferente e festivo.

Isto acontece um pouco por todo o país, de variadas formas conforme a região. Por exemplo aqui no Barreiro onde vivo, as crianças também vêem pedir mas a frase é "Pão por Deus! ", o significado é o mesmo só que o costume é um pouco diferente.

3 comentários:

  1. Oh Zé! nada mau, eu então nunca ganhei nada, via tristemente os outros miúdos irem em grupo pedir os bolinhos e eu não ia porque o meu pai não deixava... já viste uma coisa destas?
    :)

    ResponderEliminar
  2. Cheguei até seu blog pelo da Saloia e estou gostando muito de suas histórias antigas e portuguêsas !
    Aqui no Brasil temos o hábito de distribuir doces para as crianças no dia de São Cosme e São Damião - 27 de setembro - mas é hábito mais ligado à religião espírita.

    As pessoas compram doces industrializados e põem em saquinhos de papel e as crianças andam pelas ruas o dia inteiro procurando as casas que estão distribuindo-os.

    Beijo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...