domingo, 11 de novembro de 2007

Galeria de pintura - parte III

Estou bastante aborrecida, a minha máquina fotográfica oferecida pelo meu marido ainda não há dois meses avariou, acreditam nisto? agora tenho que esperar cerca de um mês para me resolverem o problema. Tenho sempre a possibilidade de utilizar as dos meus filhos, mas claro, que não é a mesma coisa.

Aproveitando este interregno, vou hoje mostrar mais dois quadros pintados pela minha filha Ana Sofia.




Natureza morta - Óleo sobre tela




Nú Feminino - Óleo sobre tela

domingo, 4 de novembro de 2007

Mimos de Outono


Todos os anos por esta altura, é tempo de fazer a marmelada, a geleia e as broas de nozes e mel muito à maneira lá da minha terra.

Chegou ontem o dia para pôr a "mão na massa" e fazer tudo isto. A marmelada e a geleia até que correram muito bem e depressa me despachei do trabalho, o pior foi quando chegou a vez das broas, todos os anos as faço sem problemas, embora não seja muito fácil fazê-las confesso. Mas este ano, não sei o que se passou , correram tão mal e tive tanta dificuldade em fazê-las como nunca me tinha acontecido. Acabei já tarde e o resultado apesar da dificuldade até que não foi muito mau. Não ficaram tão bonitas mas o sabor está igual.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Bolinhos! bolinhos...

Bolinhos! bolinhos à porta de todos os Santinhos!

É com esta frase que começa logo de manhãzinha o 1º de Novembro, Dia de Todos os Santos, lá na aldeia, quando grupos de crianças vêem pedir os bolinhos, tradição muito antiga que vem a ser mantida até hoje.Trajam com o seu fato domingueiro e trazem os seus saquinhos de pano aos retalhos como manda a tradição, para receberem os ditos bolinhos. Bem, bolinhos e não só, recebem também frutos secos, fruta fresca, rebuçados ,chocolates e tudo o que os habitantes entenderem dar-lhes. Sendo os artigos hoje em dia muito mais variados do que noutros tempos, em que as pessoas só davam o que tinham de sua produção .

Estas doações às crianças têm um significado religioso, pois são feitas para alívio das almas dos seus entes queridos, claro que as crianças nem se lembram disto, querem é brincar, conviver e receber as guloseimas e transformar tudo isto num dia diferente e festivo.

Isto acontece um pouco por todo o país, de variadas formas conforme a região. Por exemplo aqui no Barreiro onde vivo, as crianças também vêem pedir mas a frase é "Pão por Deus! ", o significado é o mesmo só que o costume é um pouco diferente.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Loiça antiga da fábrica de Sacavém


Das visitas que faço pelos blogs, tenho constatado o grande interesse pela loiça da Fábrica de Sacavém, tenho visto peças muito bonitas como hoje aqui e fico bastante contente pelo interesse de gente bastante jovem, que gosta de preservar e descobrir o que de tão bonito existe no nosso Portugal . Como tenho algumas peças antigas da referida fábrica resolvi hoje mostrar algumas delas.



Prato bastante antigo com desenho muito bonito e invulgar


Terrina de Serviço de jantar


Três peças do serviço de chá




Este prato é o meu preferido nunca vi nenhum igual, sabem de mais algum?



sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Galões Branca de Neve e Capuchinho Vermelho

Já chegaram os galões que encomendei à Rosa Pomar, são ainda mais bonitos ao natural, do que no blog. Tenho já em mente o que vou fazer com eles, vamos ver como vai correr. Espero que corresponda às minhas expectativas.

A Marta a apreciar os galões ...


domingo, 21 de outubro de 2007

" O jardim da Celeste" já está pronto


Lembram-se disto?



Era o começo do lençol a que dei o nome do "Jardim da Celeste".
Andei a trabalhar nele desde aí, variando com a mantinha de retalhos e a barra a ponto de cruz. Não gosto de ter um só trabalho, porque assim vou variando conforme o que me apetece fazer.
Mas ontem à noite acabei o lençol, ficou assim:






Amanhã já vai embora, para longe, para a caminha da B., mas não vai sozinho, com ele vai o gato "Nhunhuco"acabadinho de "nascer" das mãos da Ana Sofia, muito fofinho todo feito em malha polar, com aplicações em tecido, olhos , nariz e bigodes bordados.

Gato "Nhunhuco" 18x30cm



Tem sido um fim de semana calmo e caseiro, mas produtivo, foi pena não termos podido sair, atendendo ao tempo espectacular que tem estado, mas o meu marido esteve de serviço, e eu aproveitei para adiantar os meus trabalhos, não faltaram oportunidades para passear.



(Informações telem. 918157577- tereclopes@sapo.pt)

sábado, 20 de outubro de 2007

Trabalhos com retalhos (Patchwork)

Sempre gostei muito dos trabalhos feitos com retalhos de tecido (patchwork). A minha falecida sogra fazia uns sacos com os retalhos de sobras de outros trabalhos. Ainda guardo este muito bonito.

Saco das túlipas





Já há bastantes anos, fiz uma mantinha aos quadrados de crochet para a cama da minha filha Ana Sofia, não tendo a coragem na altura em fazê-la de tecido. Sempre pensei não ter paciência para cortar e unir tantos pedacinhos de tecido, embora fosse um trabalho do qual eu gosto imenso e me sentisse muito tentada a executá-lo. Depois de ter consultado muitos livros e revistas ao longo destes anos todos, e, mais recentemente, a consulta a blogs e sites sobre o tema, resolvi arriscar e começar a fazer uma mantinha de retalhos para uma cama de bebé.
Estou a adorar a experiência, e penso que a seguir a esta, virão outras maiores e talvez mais ambiciosas. Vamos ver...


Quando estará pronta?



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...