segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sem saber o que fazer...


Por vezes tenho assim umas faltas de apetência para trabalhar nos projectos iniciados. Hoje não me apetece, amanhã também não e o tempo vai passando e as coisas vão ficando à espera que o apetite volte.



 Quando ando com estas crises normalmente penso: mas afinal o que te apetece fazer??? desta vez veio-me à mente  pegas para a cozinha, lãs não me faltam (tanta lã cá por casa, my God...). Nas minhas voltinhas pelo Pinterest tirei algumas idéias, e lá comecei numa empreitada de pegas, estão a dar-me bastante prazer fazê-las, não vão ser todas para mim, aliás quando faço estas coisas normalmente nunca sobram para mim...vão todas a voar por aí.



quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ervas aromáticas na marquise


Um pouco com a insistência do homem da casa ,  criei uma "horta" de ervas aromáticas na marquise da cozinha. Eu dizia que a coisa não ia resultar, porque eram plantinhas de rua e ele dizia que a marquise funcionava como estufa. 



A sementeira já foi feita não sei precisar há quanto tempo, as sementes germinaram mas todos os dias ia lá ver e sempre pensei que as plantas não passavam daquilo, quase tudo igual. Então não é que hoje dei com os coentros já com as folhinhas a tomarem a sua forma correcta.



 
Fiquei tão contente, agora falta a salsa, o manjericão e a segurelha, vamos ver o que acontece. Não falo na erva para a gata que essa já cresceu e já foi depenicada várias vezes e já cresceu de novo.

Quanto ao poejo como foi transplantado está na maior...



Agora estou a pensar comprar uns morangueiros,  e uns tomateiros de tomate cherry. A reforma agrária a passar pela minha marquise.




quarta-feira, 26 de março de 2014

Parabéns a mim!!!




Fazer 61 anos já é obra, embora com toda a sinceridade isso não esteja ainda muito bem admitido na minha cabeça, só no B.I., porquê? não sei , talvez por não sentir que tenho tanta idade.De modo algum rejeito a idade que tenho e assumo todas as malheitas e marcas que ela me vai deixando, sem me preocupar se tenho ruga aqui ou ali, se tenho cabelos brancos, ora! eu pinto-os... fisicamente já não sou o que era, claro que não posso ser... nada disso, quero lá saber, quero é sentir-me bem com saúde , espírito aberto e jovem isso sim não abdico. Gosto de me arranjar q.b, sem descurar o conforto  em favor da beleza e do bem parecer, era o que me faltava...enfim estou bem comigo própria e o resto não tem importância, que venham muitos mais.

As flores acima não são para mim, mas sim em homenagem a todas/os vocês que fazem o favor de por aqui passarem, voltem sempre porque aqui o meu cantinho é vosso também.



segunda-feira, 24 de março de 2014

Saudade.... uma palavra só nossa


Por vezes tenho saudades... do Verão que já passou há tanto tempo, da praia de mar ou fluvial cada qual com seu encanto.

Das longas tardes de Verão, quando era miúda e passava férias na aldeia da minha mãe, aquilo é que eram dias tão grandes... as brincadeiras, o acartar água com jarros porque na aldeia não havia ainda água canalizada, as paródias da minha mãe com as irmãs que se juntavam só uma vez por ano, as suas conversas por vezes brejeiras convencidas que nós as miúdas não estávamos a perceber nada... ilusão a delas...os serões à luz do candeeiro a petróleo, as mulheres a conversar, nós na brincadeira e os homens a jogar às cartas e muitas vezes a discutir...

Dos princípios de ano na escola, com cadernos, lápis de cor novinhos em folha, o cheiro da escola, nunca o esquecerei e como sinto saudades dele.

Do primeiro emprego, aquele frio na barriga com uns nervos que me tiraram a força nas pernas, e afinal tudo correu tão mal que só lá estive um mês, só no segundo é que fiquei quase 40 anos, grandes tempos que passei naquela empresa com tantos convívios e amizades que nunca se esquecem mesmo que estejamos afastados, há pessoas que nunca se apagam da nossa memória.

Do meu namoro, daqueles como já não existem e é pena, agora é tudo demasiado fácil...

Do dia do meu casamento, que dia único e inesquecível, eu uma miúda com 21 anos e com aspecto de ter 15, com tanta gente a interrogar-se como iria eu dar conta do recado... mas dei! um ano depois fui mãe um momento mágico e daqueles que guardamos na caixinha especial ali mesmo pertinho do coração. Quatro anos depois fui mãe pela segunda vez,  um menino, que sorte!!! já tínhamos uma menina, um casalinho era algo que quase todos queriam e nós tínhamos conseguido, os meus filhotes tão lindos que andavam sempre atrelados a nós. Mais um acontecimento guardado na caixinha ali mesmo pertinho do coração.

Das peripécias que a vida nos ia pregando ao longo dos tempos, entre trabalho, vida em casa, férias, as nossas férias... tão boas, fossem passadas no Algarve ou no Portinho da Arrábida vindo para casa todos os dias, o importante era estar de férias e afinal os miúdos queriam era praia aqui ou ali tanto fazia.

Da gravidez já fora de contexto que nos preocupou tanto de princípio e que tantas alegrias nos deu depois com o nascimento da nossa caçula, quase nos meus 40 anos, algo mais para guardar na caixinha ali bem pertinho do coração.

Do dia de casamento da minha filha mais velha, uma festa organizada com muito tempo e pormenor e muito amor, um dia memorável com emoções muito baralhadas entre o feliz e o desalentado pela nossa menina nos ir deixar... mas sem dúvida este dia também está guardado na caixinha ali mesmo pertinho do coração.

Do nascimento das minhas lindas princesas, uma alegria difícil de explicar, um amor profundo e diferente de todos os outros, e que está guardado bem lá por cima, na caixinha ali bem pertinho do coração.

Do casamento do meu filho, tão diferente do da irmã, já com uma filhota mas tudo organizado com tanto empenho, amor e que lindo dia, e lá está ele guardado ali mesmo pertinho do coração.

Tenho saudades de ser mais nova em que tudo levava à frente não existiam obstáculos, embora agora também seja assim, só que os obstáculos custam mais a ultrapassar, mas ultrapassam-se! nem que seja preciso ajuda.
 
Saudades a sério tenho do meu pai... tudo o resto está comigo, mas ele não , só em memória bem guardada ali na caixinha bem pertinho do coração. 

Claro que tudo do que falei foram as coisas boas, excepto a falta do meu pai, coisas más também as houve e muitas... mas essas estão guardadas não na mesma caixinha, mas noutra que tenho ali num cantinho do cérebro onde guardo o que não gosto, nada está esquecido, simplesmente guardado e bem arrumadinho para não chatear muito.




quinta-feira, 20 de março de 2014

E já faz 23 anos...



A nossa caçula, aquela que por brincadeira dizemos que "caiu do céu aos trambolhões", já faz hoje no 1ª dia de Primavera 23 anos.


PARABÉNS!!!!!! que a vida te sorria tanto, como o quanto que sorris todos os dias.



terça-feira, 18 de março de 2014

O "bichinho" das pinturas anda por aqui...



Depois de já ter pintado alguns móveis, uns para a casa da aldeia onde com esse trabalho consegui recuperar e restaurar quase todos os móveis que pertenciam à minha sogra. 

Cantinho de leitura, móvel pintado e cesto de ir à horta pintado e transformado em pufe.
Louceiro que era da minha sogra

O biombo do meu quarto na aldeia, feito com portas de um roupeiro velho

A cómoda antiga
Mesa de cabeceira e cadeira que está na fila de espera parta ser estufada.
Gostei muito do resultado. Por aqui na cidade já pintei a mesinha que tenho em frente aos sofás, o candeeiro do tecto a fazer conjunto e as minhas seis cadeiras da sala de refeições. Claro que isto me deu um grande trabalho mas a satisfação no final fez-me esquecer toda a trabalheira que tal envolveu.

As cadeiras já na sala de refeições nova
Por isso o "bichinho" das pinturas já aqui anda novamente às voltas na minha cabeça. Tenho na entrada uma cadeira antiga e uma mesinha pequenina que andam a piscar-me o olho juntamente com um móvel pequeno que está na garagem lá na aldeia para pintar,o qual se  destina à casa da minha filha. A minha dificuldade tem sido a escolha da cor, os produtos que uso são "Les Décoratives", são caros mas vale bem a pena o investimento porque os resultados são excelentes. Eu gostava de um azul que eles não tinham, mas descobri que sairam novas cores e em vez de um têm dois azuis, vai ser dificil escolher qual deles, uma coisa é certa tem que ser o mesmo para os três trabalhos por uma questão de economia.
Em breve vou dar novidades acerca disto.


terça-feira, 11 de março de 2014

Mudança aqui,mudança ali...


Alguns movimentos cá por casa , umas mudanças pequeninas mas que para mim marcam a diferença.
Eu nunca fui de ter as coisas sempre no mesmo sítio , muito longe disso, gosto muito de mudanças e não sei as voltas que as coisas já deram por aqui... o homem já muitas vezes me disse que eu não mudava a cozinha para as casas de banho porque era impossível... 
Mas desta vez dei-me ao luxo de fazer umas comprinhas para uns cantinhos que depois das tais mudanças precisavam de ser animados.Pouca coisa, de baixo custo, mas que me fizeram feliz. Também para me fazer feliz não preciso de muito,basta gostar mesmo das coisas por mais insignificantes que sejam. Lá fomos à loja dos suecos, desculpem-me os que só compram nacional, eu também tento o máximo fazê-lo, mas neste caso de fosse nacional tinha gasto quatro vezes mais, tenho pena mas, nem sempre podemos ser perfeitos.


 
Na cozinha precisava de uma ilha de apoio, como as ilhas tinham umas dimensões ou muito grandes ou muito pequenas para o que eu queria, decidimos comprar esta estante que adaptámos à cozinha onde a mesa  e bancos que temos também são pretos. Estas gavetas de plástico têm uma arrumação enorme o que me deu um jeitão. Falta a garrafeira no quadro de baixo porque tem que ser cortada à medida.Fiquei com o quadrado de cima para os meus livros de receitas, ali, mesmo à mão.



Depois de ter tirado a mesa de refeições da sala , achava aquele espaço  por baixo da janela pequena a precisar de qualquer coisa, quando descobri esta floreira, a luz iluminou-me o cérebro, é mesmo aquilo. E pronto já está! comprei mais umas plantinhas para a dita e estou muito satisfeita com o resultado do meu mini jardim dentro da minha sala de estar.
Na próxima semana e já com atraso vamos então iniciar as nossas ervas aromáticas na marquise, as prateleiras estão colocadas, as sementes compradas e até já descobri como vou fazer os canteiros sem gastar dinheiro, reciclando algo que tenho por aqui guardado, depois mostro.



sábado, 22 de fevereiro de 2014

O senhor dos ramos de jarros parte 2


Como tinha falado há dias, hoje fui comprar jarros para as minhas jarras aqui da sala que há muito tempo não tinham flores verdadeiras, como tenho várias plantas de vaso substitui as flores das jarras por artificiais, ficam mais baratas. Sinceramente tinha saudades de ver das outras por aqui.
Quando passava ali na rua de baixo via lá  o senhor como já expliquei e  hoje lá fui comprar dois ramos de jarros e um raminho de poejos, que vou pôr num vaso para ver se consigo que eles vinguem na minha horta da marquise, sim é mais um projecto que andamos a desenvolver,vamos ver o que sairá dali.
Voltando ao senhor dos jarros com dois dedos de conversa, lá consegui ganhar coragem para pedir para fazer uma foto à bicicleta para pôr na net e se ele quisesse  podia ficar também na foto. O senhor adorou a ideia.




Não quis que eu o fotografasse a ele, mas a bicicleta à vontade, até me disse: " a senhora sabe já cá viéram da Câmara também fotografar-me." Muito simpático e comunicativo e já ganhou uma cliente porque vende mais coisas que me interessam.


Estou muito contente por ter flores frescas por aqui, e adoro estes vendedores de bairro, fazem-me levar a memória para os meus tempos de menina em que isto acontecia quase em cada esquina.


domingo, 16 de fevereiro de 2014

O senhor dos ramos de jarros


Passando numa rua aqui perto de onde moro, vejo com frequência um senhor já de certa idade que vende na rua lindos ramos de jarros  daqueles simples brancos dos quais eu gosto muito.Cá em casa houve tempos em que todas as semanas comprava flores para as minhas jarras. Mas à medida que as flores foram aumentando de preço com o acompanhamento do aumento da família fui substituindo as jarras por vasos com plantas vivas, embora existam sítios onde não é possível devido à falta de luz, como as casas de banho que por aqui não têm janelas.
Vendo este senhor que com toda a certeza precisa do dinheiro das vendas, vou juntar o útil para o senhor à beleza para mim e vou começar a comprar-lhe  jarros,  pelo menos uma jarra vou ter por aqui a alegrar a minha casa ainda mais, sim porque eu tenho uma casa alegre , assim como eu (às vezes)...

Foto tirada da net

 Copo de Leite (Jarro) significa pureza, tranquilidade, calma e paz. É uma planta amplamente cultivada para ornamentação e muito escolhida para compor bouquet de noiva, já que também simboliza a pureza e inocência.
Apesar de ser um flor de rara beleza, é bom lembrar que o Copo de Leite (Jarro) é uma planta tóxica devido a presença de oxalato de  cálcio, substância encontrada em muitas plantas tropicais e que quando ingerida pode ser fatal. Aconselha-se evitar de tocar os lábios em suas folhas e flores, já que este acto poderia ocasionar reações alérgicas, intoxicação, irritar a mucosa oral e ocasionar edemas.
(Informação tirada daqui)

Como diz o velho ditado : " não há bela sem senão..."


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

As molduras


Cada uma de sua maneira mas gosto muito das duas, se numa se reciclaram rolos de cartão interiores dos rolos de cozinha, na outra reciclaram-se caixas de ovos de cartão. Gostei de fazer este trabalho, deu para variar o que costumo fazer. O meu maior problema são as tintas e os pincéis, sou trapalhonha, sujo muito, tenho que proteger tudo para não haver desgraças... e as técnicas de pintura são cá à minha maneira ou seja não existe técnica nenhuma... e pensar que tenho uma filha formada superiormente em pintura artística..








Aguarelas da minha amiga Graça Paz.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Alteração de moldura

 
Como já aqui tinha dito no último post, resolvi dar outro ar a duas molduras. Não vão ficar iguais porque uma vai ficar numa parede clara e a outra numa escura, já mudei de planos entretanto.
Então aqui está ela, não está nenhuma perfeição mas os trabalhos manuais são assim mesmo, eu fiquei bastante satisfeita com o resultado.




A moldura é a mesma foi pintada com acrílico preto, os enfeites foram executados com rolos de cartão daqueles dos rolos de cozinha, cortados às tiras, depois colam-se como entendermos e dão-se duas demãos de cola de madeira para dar consistência ao cartão. Seca muito bem e de seguida pinta-se com o mesmo acrílico, dei três demãos, depois de seco uma camada de verniz igualmente acrílico e satinado.
A  ideia veio daqui  depois foi fazer à minha maneira.
Ainda hoje vou começar a outra.



sábado, 1 de fevereiro de 2014

Primeiro trabalho 2014


 Não será propriamente o primeiro, mas sim o primeiro diferente do que é habitual eu fazer. Tenho duas molduras com umas aguarelas da Graça que na minha opinião ficavam muito bem numa parede com uma cor  escura, visto as molduras serem brancas.
 



Como houve alterações por aqui elas foram para uma parede de cor bastante clara e aí, deixei de achar que elas estavam a fazer jus ao trabalho da pintora. Gosto de reciclar e não simplesmente ir à loja comprar, até porque os tempos também não nos permitem certos gastos. Inspirei-me num trabalho que vi no Pinterest executado num espelho e à minha maneira lá tenho andado de volta das molduras.
Amanhã já mostrarei o resultado final de uma delas, e como tenho que fazer o mesmo à outra farei aqui um post com a sequência passo a passo.
Até amanhã, boa noite para todos.



quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ano novo vida nova...

Projectos e sonhos pequeninos muito coloridos juntos ficam enormes...



Era assim que se dizia antigamente. Por mim o ano novo é uma continuação do anterior, não vou fazer grandes planos, também nunca fiz, as coisas vão acontecendo, é claro que muitas são projectadas e planeadas com alguma antecedência por uma questão de organização e quando envolve dinheiro, por  questão de orçamento.

Na minha cabeça muitas ideias andam a flutuar, mudanças aqui por casa, trabalhos que quero fazer mas tudo será com calma e um dia de cada vez, para saborear cada mudança e cada trabalho e no final saborear o resultado.

O ano de 2014 apesar das previsões não serem animadoras, penso que vai ser um ano de mudança de mentalidades, tem que ser mesmo assim. As pessoas têm que começar a dar valor ao que realmente interessa e não ao ávido desejo do ter, o que realmente importa é o ser, e isso é infelizmente ignorado por muita gente, será aqui que espero que a mudança seja mais acentuada, para bem de todos nós.

Desejo a todos um ano  muito produtivo de sentimentos, que concretizem os vossos sonhos a pouco e pouco dando muito valor às pequenas conquistas que todas juntas serão enormes.

Apareçam sempre que quiserem porque eu vou estar também por aqui.


domingo, 22 de dezembro de 2013

Feliz Natal !!! Mery Christmas!!!


Apesar de andar um pouco afastada deste meu cantinho não quer dizer que esteja esquecido muito antes pelo contrário.
Venho desejar a todos os meus seguidores um Natal muito doce com muito amor e muitas felicidades e muito obrigada por andarem por aqui.



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Para dois manos


Acabei hoje as almofadinhas de aconchego  que andava a fazer para para dois manos, a Mariana e o Diniz, filhos de um casal nosso vizinho lá na aldeia, espero que gostem.







segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Trabalho de ontem à noite


Ontem não tive alternativa, gramei mesmo as notícias sobre as eleiçoes, para não sentir que o tempo tinha sido perdido resolvi fazer crochet. 
A almofada branca ficou assim:



 

Agora falta a outra ...




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Aquilo que nunca disse...


A propósito de algo que li hoje num dos blogs que sigo quase diáriamente, senti vontade de falar sobre algo que nunca mencionei, na esperança de poder ajudar quem necessite.

Tenho 60 anos e por conseguinte já passei por uma menopausa que apesar de não ter sido das piores conseguiu dar-me uma abalo a nível psicológico simplesmente horrível.

Sempre tive uma vida de bastante trabalho, com emprego fora de casa, três crianças, com a ajuda possível do homem cá de casa . Passei por tudo isto,  com optimismo e sempre dei conta do recado mais ou menos cansada, por vezes exausta. Sempre tive cuidado com a minha alimentação, não por ter tendência para engordar, mas sim para sentir que tanto eu como a minha familia tínhamos uma alimentação o mais saudável possível. Quando chegava à cama dormia logo, tinha um sono pesado e revigorante, nunca sofri de insónias o que me revigorava por muito que trabalhasse.

Eis, que chego aquela idade em que tudo nos parece desmoronar, acordava todos os dias sem vontade de me levantar, fazia tudo com sacrificio, tinha o peito com um aperto e uma nuvem negra sempre por cima da minha cabeça, deixei de dormir, noites e noites em que via os minutos,os segundos passarem, pela manhã o cansaço era um horror. Com a convicção de que conseguia ultrapassar as minhas fraquezas sózinha . Mas há fraquezas e fraquezas e estas eram muito superiores à minha força de vontade e ao meu pseudo  auto domínio. Tive que deitar a toalha ao chão e fui ao meu médico pedir ajuda, num pânico enorme. Há dias que só pensava que já compreendia porque é que existem pessoas que se suícidam, eu não aguentava viver assim...
Abençoado o momento em que tive a lucidez para tomar a decisão de consultar o médico, depois de cá por casa me terem dito isso inúmeras vezes, coisa que eu na minha teimosia não aceitava.
Sai da consulta com uma receita de ansiolitico e antidepressivo, ambos de dosagem mínima, coisa que nunca tinha tomado. Os primeiros 10 dias a seguir foram um horror, o médico avisou-me que seria assim, mas depois veio de novo o sol, levando as nuvens negras que me atormentavam, comecei a rir à gargalhada de novo, coisa que já não acontecia há tanto tempo... tinha vontade de sair, de trabalhar, voltei a dormir... meu Deus dormir era tão bom!!!

A menopausa deixou-me esta maleita, no presente já não tomo quase nada. Fiz o chamado desmame sózinha , só tomando alguma coisa quando me sinto mais em baixo.

Quando leio nos jornais e noutros locais, artigos em que criticam o uso destes medicamentos, fico pensativa, sei que há muita gente que se enfrasca neles por dá cá aquela palha, mas para mim foram a diferença entre viver e vegetar, e eu sem dúvida nenhuma prefiro VIVER.

Li ,como mencionei no principio, algo num blog de uma jovem que também teve que recorrer a tratamento depois de ter sido mãe, devido a uma forte  depressão pós parto, em que ela diz que os antidressivos lhe salvaram a vida , o casamento e principalmente a sua postura como mãe.
Para terminar, como em tudo na vida, existem casos e casos e analizar tudo pela mesma bitola é bastante errado.



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Desafio à criatividade delas


As minhas princesas pediram que lhes fizesse uns sacos de praia para as mães. Concordei, mas com a condição de serem elas a desenhar o saco, sendo eu quem fazia sómente o feitio. Trataram logo de imediato do assunto.  Fiquei muito satisfeita com o resultado do seu trabalho.
Mãos à obra e aqui estão eles.
Desenho da Carlota





Desenho da Beatriz





sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Nem só de sacos se fala por aqui...


Pois é verdade, também se fazem por aqui lençolinhos de bebé e não só. Desta vez uns lençóis para o nosso Francisco que está quase aí. São muito simples mas amorosos.





quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Saco de praia nº 3


Este é meu!
Mais um saco feito numa tarde em que dei bastante trabalho à máquina de costura. A preocupação foi que saíssem todos bem diferentes. Ganga reciclada de calças que vou guardando para estes fins, juntando um tecido giro e eis o resultado.

Novos projectos já em curso com design de gente muito jovem,falarei disto muito em breve.




O tecido do laço foi comprado aqui:http://retrosaria.rosapomar.com/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...