domingo, 7 de fevereiro de 2016

Reciclar um pufe


Era uma vez um pufe feito de caninhas e corda que era uma peça do quarto da caçula quando era pequena. O pufe tem andado por aqui, já esteve em muitos sítios e embora a utilidade dele presentemente fosse quase nula, eu teimava em não deitá-lo fora. Olhava para ele e ele olhava para mim... muitas vezes pensei : se fosses cilíndrico  eu tratava de ti... mas com essa forma... só que esta semana num desses olhares lembrei-me, não és cilíndrico mas vais passar a ser. Hoje meti a mão na massa e já está mais ou menos com a forma pretendida. Juntei todos os restinhos de esponja e fibra de acolchoar que tinha cá por casa e tratei dele. Amanhã vou forra-lo com pano branco e depois farei a capa exterior de modo a poder lavá-la sempre que for preciso.


Estou com bom feeling acerca deste trabalho vamos ver se não fico desiludida...



 

sábado, 30 de janeiro de 2016

Bolachinhas de chocolate e avelãs



Da última vez que estivemos na aldeia, a caçula fez umas bolachinhas deliciosas que prometi partilhar aqui a receita. Por motivos óbvios ainda não me tinha sido possível por isso aqui vai:




Bolachinhas de chocolate e avelãs

100 gr de manteiga
150 gr de açúcar
1 ovo grande
160 gr de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1 chávena de chocolate
1 chávena de avelãs cortadas grosseiramente

Numa tigela bater a manteiga e o açúcar até a massa ficar fofa.
Adicionar o ovo e bater durante um minuto. Numa tigela à parte, misturar a farinha, fermento e sal. Depois misturar as duas massas e adicionar o chocolate e as avelãs.
Vão ao forno em forma de bolinhas  aquecido previamente a 180º, durante 20 minutos.

Bom apetite!!!!



 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O que é prometido é devido...


Ora vamos lá falar então da receita do bacalhau, hoje foi o nosso jantar. Não pensem que vou fazer um post todos os dias, nem pensar... isto é na verdade uma excepção.




Bacalhau com broa à minha maneira

4 Postas de bacalhau do lombo
Azeite q.b.
1 broa de milho
5 batatas médias
1 couve coração ( ou outra qualquer)
4 dentes de alho
1 folha de louro
2 cebolas
Colorau
Sal q.b.
Cebolinho fresco (pode ser do seco)
1 molho de coentros pequeno
3 colheres de sopa de polpa de tomate
Vinagre de sidra

 Cozer o bacalhau e lascá-lo. Por o azeite ao lume com a cebola picada até ficar translucida, juntar 2 alhos picado, a folha de louro, cebolinho a gosto, colorau a gosto, juntar o bacalhau e deixar alourar ligeiramente, rectificar o sal, no fim um pouco de vinagre de cidra.

 
Entretanto já se cozeu a couve cortada miúda e escorresse bem escorrida.
 
  
 Lavam-se as batatas com pele e cortam-se à rodelas finas e levam-se ao forno num tabuleiro com o fundo coberto com azeite. Deixam-se assar até ficarem douradinhas sem excesso.

 
 Tiram-se do forno, e cobrem-se com o preparado do bacalhau, em seguida a couve temperada com um fio de azeite.

 
 Tritura-se a broa à qual se juntam os outros 2 dentes de alho, cebolinho e os coentros tudo bem picado, envolvem-se muito bem estes ingredientes cobrindo o preparado anterior com a broa, vai ao forno ficar tostadinho.
Bom apetite.




terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O bacalhau passou a frango...


Ontem pensei deixar aqui a receita de bacalhau que inventei no Natal, acontece que no Natal não o fotografei e estava a fazer conta de o cozinhar hoje para o jantar, fotografava e punha a receita com as respectivas fotos. Quando a caçula chega a casa e pergunta o que vai ser o jantar e lhe digo que é bacalhau, ela que não estava muito virada para o fiel amigo lá me convenceu a deixar o dito prato para amanhã. Mas não vos deixo sem receita  fiz peitinhos de frango mais ou menos como vi o Jamie fazer com carne de borrego, juntei-lhe os cogumelos à minha maneira, um arroz branco simples mas frito e posso dizer que o nosso jantar estava mesmo bom.
 Aqui vai, espero que gostem e é este o começo da nova dinâmica  do meu Blog, em que vou tentar partilhar de tudo o que faço com gosto e prazer.



Peitinhos de Frango com cogumelos selvagens
500 g de peitos de frango (gosto do criado ao ar livre)
3 dentes de alho picados
Salsa, cebolinho picadinhos
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sêmola  de milho
Sumo de 1 limão
Sal q.b.
2 colheres de sopa de vinagre de sidra

Cogumelos selvagens à minha maneira
1 pacote de cogumelos selvagens congelados (podem ser frescos)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Coentros picadinhos q.b
1 dente de alho picado
Sal q.b
Pimenta preta a gosto
1 chávena almoçadeira de leite


Frango
Cortam-se os peitinhos de frango aos cubos e temperam-se com os alhos, salsa , cebolinho sal e o vinagre de sidra, gosto de meter as mãos e envolver tudo muito bem. Põe-se azeite numa frigideira a cobrir o fundo deixasse aquecer um pouco, juntasse as sementes de sésamo e a sêmola de milho, deixar alourar ligeiramente as sementes e a sêmola, juntar o frango e deixá-lo fritar em lume médio de princípio calcando para as sementes e a sêmola se colarem à carne, depois de isso acontecer o lume passa ao mínimo. Deixar fritar com a frigideira destapada mexendo sempre até ficar tudo bem lourinho. Depois de desligar o lume juntasse o sumo de um limão.



Cogumelos
Num tacho cobrir o fundo com azeite deixar aquecer e juntar de uma só vez a farinha mexendo sempre, juntar o leite aos poucos nunca deixando de mexer, temperar com o sal, a pimenta, os coentros , o alho e por fim os cogumelos. Deixar cozinhar um pouco sem deixar os cogumelos demasiado cozidos.

Fiz para acompanhar arroz branco frito simples.


 Empratei como podem ver em cima, com os cogumelos e respectivo molho por cima da carne e uns pedaços de laranja para dar cor.

Bom apetite!!!!


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

11 dias de 2016



É verdade já lá vão 11 dias desde que este ano novo começou. Todos os anos os planos para que este Blog tenha mais movimento são muitos, mas com o decorrer do tempo e pela falta dele e muitas vezes por preguiça tenho que confessar, os posts vão escasseando o que me irrita mesmo muito. 

Portanto este ano não vou estabelecer metas de posts semanais  ou seja o que for, vou fazendo conforme me seja possível sem stress.

Amanhã vou começar o movimento por aqui com uma receita de culinária, justamente o bacalhau que fiz para a nossa noite de Natal. Uma receita que inventei na hora, com os ingredientes que tinha comprado para fazer uma receita de revista, mas na hora como me acontece tantas vezes resolvi alterar tudo à minha maneira , só que desta fez registei a receita como tenho feito ultimamente nestes casos, e é partilhando convosco esta receita que vou começar a minha presença no meu blog neste ano 2016  .

Que tenhamos todos nós um ano 2016 muito iluminado.
 






segunda-feira, 6 de julho de 2015

Amor é ... fazer 41 anos de casados


Há precisamente 41 anos foi assim... uns miúdos a brincar aos crescidos, e então não é que deram conta do recado ??? a família aumentou e como aumentou... 


Tanta coisa que já passámos nesta viagem tão longa, que ao mesmo tempo, parece que passou num ápice. Uma coisa é certa ainda hoje conseguimos rir à gargalhada solta os dois, como fizemos aqui e isso é tão importante.
Bora lá rir mais uns valentes anitos, boa???



 

sábado, 16 de maio de 2015

Os livros arrumaram-se assim


Os livros que estavam guardados no armário da marquise têm novo habitat . Comprámos um móvel no IKEA mesmo à medida do espaço que dispúnhamos.
O conceito do IKEA agrada-me bastante, ideias brilhantes, preços acessíveis para quem gosta de viver a casa completamente à vontade sem a preocupação demasiada com os móveis xpto. A sua montagem é uma fantástica aventura para fazer em família, as explicações passo a passo são muito explícitas e servem muitas vezes de grande risota porque existem casos que são tão básicas  que até dá graça.

O novo cantinho na minha sala ,com luz de fim do dia.

         




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...