terça-feira, 29 de abril de 2014

Óleo de côco


Há muito tempo que ando para falar aqui, neste produto que utilizamos cá por casa já há bastante tempo. A minha filha mais nova sempre se tem interessado por produtos naturais, na cosmética, na higiene e claro na alimentação. Faz muitas pesquisas e escolhe produtos isentos ou com o mínimo dos mínimos de químicos, sem testes em animais e por aí fora. Com uma pele difícil tem obtido resultados muito positivos com todos estes  cuidados. A maior parte das vezes compra na net em sites normalmente ingleses, onde consegue os mesmos produtos com portes incluídos mais baratos que comprados cá nas casas da especialidade.Não se percebe como é possível... mas é a realidade.
 
Um dos principais produtos, que aqui se gasta mais, é o óleo de côco 100% natural, não utilizamos na comida porque fica muito caro e como a gordura utilizada cá é o azeite, não temos necessidade de o gastar na cozinha.





No entanto, é utilizado e muito, como hidratante da cara, do corpo e do cabelo. Na cara, no meu caso deu-me um resultado fantástico, como com o avançar da idade vamos perdendo aquele brilho na pele que temos quando somos mais novas, a nossa pele tornasse baça sem vida, era como estava a minha, e digo-vos experimentei muitos cremes mas o resultado era nenhum. Quando a minha filha   me aconselhou o óleo, comecei a utilizar e realmente o brilho natural da cara voltou. Depois de lavar a cara de manhã aplico por todo o rosto massajando levemente, a cara fica gordurosa mas ao fim de uns minutos a pele absorve e fica macia e com brilho natural, depois é maquilhar ou não, conforme o que me apetecer. À noite utilizo como desmaquilhante, limpo o rosto com o óleo passo um algodão a tirar o excesso , passo água morna e pronto! fico pronta para o sono reparador.

No corpo é óptimo para depois do banho, o corpo fica hidratado e com bom aspecto,  nos cotovelos, joelhos e calcanhares que especialmente no Verão se desidratam com mais facilidade.
É muito bom como esfoliante para as pernas antes da depilação, fazendo uma mistura com uma colher de sopa de óleo de côco, uma colher de chá de açúcar amarelo, uma pitada de sal marinho e umas gotas de limão.

No cabelo, dá-lhe vida ,brilho e fica macio. A minha filha faz uma máscara no cabelo semanalmente, deixa ficar toda a noite , no dia seguinte lava  e fica com o cabelo macio, brilhante e leve, eu não tenho muita paciência para estas máscaras mas utilizo como creme antes de secar e depois do cabelo seco e esticado ponho um pouquinho nas pontas, o meu cabelo que é sómente tratado em casa nunca andou com tão bom aspecto, mesmo pintando-o com tinta química que nos seca e muito o cabelo. Dizem os entendidos, que quem tem queda de cabelo deve fazer a máscara massajando o couro cabeludo, dizem que dá grandes resultados no aparecimento de cabelos novos.

No Inverno e agora com a temperatura que temos, está sólido, temos que tirar um bocadinho e derreter na conchinha da mão antes de utilizar, no Verão, com o calor, fica completamente líquido o que facilita a sua utilização.

Comprávamos no Continente na secção de produtos naturais, mas era mais caro que no Celeiro da Memória no Forum do Barreiro, onde a Marta o descobriu.
 
Um assunto novo aqui no meu canto, mas  penso com bastante interesse para quem gosta de produtos naturais.



quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pegas de cozinha


Tenho andado numa de desintoxicação de alguns trabalhos que tenho começados e pelos quais andava a sentir alguma "fartura", quando assim é, paro para pensar, e vejo o que me apetece fazer. Desta vez calhou às pegas de cozinha ocuparem os meus tempos livres, lãs não me faltavam portanto era só escolher o que fazer e toca a mexer, quando tenho estas fases tento sempre resolvê-las sem fazer investimentos, aproveitando o que por aqui abunda.


Conjunto nº1
Conjunto nº 2
Conjunto nº3
Conjunto nº 4
Conjunto nº 5

Todas elas já têm dona, só um conjunto é para mim, vá lá, sempre consegui ficar com um.


segunda-feira, 21 de abril de 2014

A gastronomia do nosso Domingo de Páscoa


Na minha cozinha no Domingo de Páscoa começou-se cedo a trabalhar.
No sábado só fiz os folares, era para continuar mas depois de uma viagem a vontade não era nenhuma. Ficou tudo para fazer no domingo, mas, com calma e um pouco de organização e muita vontade, lá tudo se fez e até que correu bem, afinal era só para o jantar e tempo não faltava.

Folares à moda da minha mãe


A minha empada de galinha
Salada russa de peixe, sabe sempre bem
Falhou-nos a foto do meu bacalhau com natas e legumes, imperdoável....

Morangos para desenjoar são óptimos
Queijo fresco de cabra com tomate cherrie , temperado com azeite e oregãos uma boa entrada.
Fiz o ovo de Páscoa na travessa,receita que tirei do facebook, talvez um pouco doce demais, nada que uns morangos não atenuem.                     

A minha torta de côco
No meu ramo de Páscoa o detalhe que faltava, um laçarote de ráfia, bem colorido.



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sem saber o que fazer...


Por vezes tenho assim umas faltas de apetência para trabalhar nos projectos iniciados. Hoje não me apetece, amanhã também não e o tempo vai passando e as coisas vão ficando à espera que o apetite volte.



 Quando ando com estas crises normalmente penso: mas afinal o que te apetece fazer??? desta vez veio-me à mente  pegas para a cozinha, lãs não me faltam (tanta lã cá por casa, my God...). Nas minhas voltinhas pelo Pinterest tirei algumas idéias, e lá comecei numa empreitada de pegas, estão a dar-me bastante prazer fazê-las, não vão ser todas para mim, aliás quando faço estas coisas normalmente nunca sobram para mim...vão todas a voar por aí.



quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ervas aromáticas na marquise


Um pouco com a insistência do homem da casa ,  criei uma "horta" de ervas aromáticas na marquise da cozinha. Eu dizia que a coisa não ia resultar, porque eram plantinhas de rua e ele dizia que a marquise funcionava como estufa. 



A sementeira já foi feita não sei precisar há quanto tempo, as sementes germinaram mas todos os dias ia lá ver e sempre pensei que as plantas não passavam daquilo, quase tudo igual. Então não é que hoje dei com os coentros já com as folhinhas a tomarem a sua forma correcta.



 
Fiquei tão contente, agora falta a salsa, o manjericão e a segurelha, vamos ver o que acontece. Não falo na erva para a gata que essa já cresceu e já foi depenicada várias vezes e já cresceu de novo.

Quanto ao poejo como foi transplantado está na maior...



Agora estou a pensar comprar uns morangueiros,  e uns tomateiros de tomate cherry. A reforma agrária a passar pela minha marquise.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...