sábado, 27 de dezembro de 2008

O seu 1º aniversário



A nossa "caçulinha" já fez um ano, e que gira e esperta que ela está, e traquinas também...

Não pude no dia 19 de Dezembro fazer este post pois estivemos sem computador alguns dias, mas não podia deixar de aqui assinalar o 1º aniversário da nossa nétinha Carlota.

Este ano graças a Deus tivemos o seu aniversário com muita alegria assim como o Natal, bem diferente do ano passado quando ela nos pregou aquele susto horrível quando nasceu.
Ainda que atrasados aqui deixo os meus parabéns à nossa menina e aos pais cada vez mais babados...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O Natal já cá mora...

No 1º de Dezembro é inaugurada por cá a época Natalícia. Fazem-se, a árvore de Natal e os presépios, que são dois, um na entrada e o outro na sala. Ambos feitos pela Ana Sofia ( minha filha mais velha) um deles já com alguns anos e o de feltro oferecido no Natal passado.



Decoram-se alguns cantos pela casa...


E fazem-se alguns arranjos para as mesas
Que este Natal seja muito feliz para todos

sábado, 8 de novembro de 2008

Sintra aqui tão perto...


Este azulejo é tão lindo!!


Sim, é aqui tão perto e no entanto quando lá chego sinto-me muito diferente. É um sítio muito especial,dá-me a sensação de estar noutro mundo, a par com Óbidos, Monsaraz, Marvão, Gerês e Piodão, são lugares onde me sinto numa paz difícil de descrever, são lindos!

Andámos(andou o meu marido...)a fazer algumas fotos na zona histórica.
Fui visitar o Atelier desta menina, tive pena de ela lá não estar, para a conhecer pessoalmente, fica para a próxima... quanto ao Atelier correspondeu às minhas expectativas, ambiente muito especial e alegre, parabéns à Lu. Do miradouro tem-se uma vista fabulosa.


Na minha próxima visita a Sintra espero que já esteja aberta a loja da Mary, a qual vou ter muito gosto em conhecer, a loja e muito em especial a Mary.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Quilts, quilts...


Quando fiz o meu primeiro, sempre pensei ficar de tal modo farta de tanto quadradinho que não teria vontade de fazer mais nenhum. Só que é um tipo de trabalho tão agradável que antes de acabar um , já estou a pensar no próximo,estou definitivamente viciada.Gosto muito de acolchoar à mão,mas o próximo vou tentar fazê-lo à máquina.

Este,é para a cama da Carlota cá em casa.


Este vai para viajar para o Porto, para uma bebé que também se chama Beatriz.

Depois destes quilts acabados, antes de começar um grande que tenho em projecto, vou fazer umas malhas e umas almofadas, que hão-de aparecer por aqui.

domingo, 19 de outubro de 2008

Tudo no seu tempo

Apesar das temperaturas bastante elevadas que se fazem sentir, e que não nos deixam lembrar algumas coisas alusivas à época em que estamos, chegou a hora de fazer a minha marmelada , os marmelos não podem esperar que a temperatura desça, para que apeteça estar perto do fogão a mexer a panela com marmelada a fervilhar. Por isso, fi-la ontem, muita... que é para distribuir por várias casas.... e para acompanhar a marmelada nada melhor que um pãozinho de mel feito também cá em casa .


Falando de produtos desta época, não podia esquecer das maçãs Bravo Esmofe que são as nossas preferidas, uma verdadeira delícia...

Aproveito para mostrar a toalha antiga que se vê na foto, bordada à mão pela minha avó paterna.



Aqui o pormenor dos raminhos


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Netas


Hoje à hora do almoço...
Ela :avóó! conta-me uma história para eu comer a sopa mais depressa.

Eu: que história que queres?

Ela: aquela... do cão que mordeu a patinha da gata pequenina...

São as histórias que eu invento, e que conto por vezes de maneira diferente, sendo de imediato corrigida por ela, que não lhe escapa nada...

Lá contei a história e a sopa desapareceu num instante, aconteceu o mesmo com a carne e as batatas, mas estes foram comidos sem história, mas sim a conversar.

Ela: oh Avó! eu lembro-me muito bem das histórias que contavas quando eu era bebé, lembras-te daquela do menino que caíu da bicicleta?
Todos os dias é assim na hora do almoço da Beatriz. A Carlota assiste sentadinha no carrinho a comer bocadinhos de pão à espera que chegue a hora do seu almoço.
Fez na passada 6ª feira 5 anos, houve festa na escola com um bolo feito pela avó, foi uma alegria para os pequenitos que ainda receberam uma prendinha feita pela mãe da Beatriz.



No sábado foi a festa para a familia. A Beatriz divertiu-se muito com as brincadeiras da tia Marta e dos primos crescidos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Começaram as aulas

As aulas do 12º ano da Marta e a pré da Beatriz já começaram. Os primeiros dias na pré foram um bocado complicados, a Beatriz estava comigo desde o fim de Agosto e esta nova experiência de estar em casa da avó todo o dia com a prima Carlota estava a agradar-lhe muito. Mas as férias acabaram e com muita tristeza minha, ela lá vai todos os dias para a pré-primária. Vem almoçar connosco e volta de tarde saindo às 15 horas. Agora já está mais ambientada e já vai de boa vontade ter com as novas amiguinhas.

Acabei a semana passada um tapete de trapilho, começado há imenso tempo. Depois de ter visto vários trabalho neste material e ter gostado, pensei em fazer dois tapetes. Com a falta de experiência no assunto comprei um trapilho muito grosso e rijo, não fazem ideia da dificuldade em trabalhá-lo. Fiquei bastante desanimada com este trabalho, que foi ficando parado pois cada vez que lhe mexia ficava com dores nos pulsos. Na semana passada comecei a olhar para os enormes novelos de trapilho dentro de sacos a ocupar espaço num roupeiro e resolvi esquecer os pulsos... acabei um dos tapetes, o outro também já está adiantado.




O Quilt vai andando devagarinho, estou a pensar "quiltá-lo" à mão, quero acabá-lo em breve.



Andando á procura de não sei o quê numa gaveta, saltou-me lá de dentro este paninho redondo, feito em crochet com linha fininha, do tempo da minha avó. Já não me lembrava dele, mas como o acho muito simples e bonito resolvi partilhá-lo convosco.



segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Tempo mais fresquinho...

Com este tempo mais fresco,fiquei com saudades do cheirinho do pão acabado de fazer. No passado Inverno comprei uma máquina de fazer pão. A máquina é dessas "baratuxas" , tinha um certo receio de gastar muito dinheiro e depois não utilizar. Esta tem um bom desempenho e o investimento foi baixo. No Inverno fazia pão muita vezes, a maior parte delas pão doce, com mel, nozes e erva doce que ficava muito bom, e o cheirinho que fica na casa? bem...

No passado Domingo, fiz pão integral, pois era a farinha para o efeito que tinha em casa, ficou muito bom e deu-me muito prazer o tal cheirinho...


Hoje 2ª feira,, as minhas meninas dormiram uma boa sesta. Tive tempo para adiantar o quilt e fazer um travesseiro alfineteiro. Tinha os meus alfinetes numa flor, que veio não sei donde , adaptada para o efeito,mas sempre com vontade de fazer um. Hoje, lembrei-me que ficava engraçado fazê-lo em forma de travesseiro, pus mãos à obra e aqui está.
Antes...

Depois...

terça-feira, 26 de agosto de 2008

De volta

Pôr do sol em Alvor



Depois de umas férias muito boas, passadas em terras algarvias, já cá estou de novo com muita ocupação, tendo as minhas duas meninas comigo.



Marta ao sol nas belas manhãs na praia...




Deliciosas tardes passadas na piscina...



(Fotos do marido)

Com as férias acabadas,tenho já alguns trabalhos em progresso.O novo quilt para a caminha da Carlota, cá de casa, e a renda para aplicar em linho grosso que terei de fotografar, passo a passo para mostrar como se faz o pregamento, como prometido há tempos atrás.


O passado fim de semana foi passado na Abrançalha ( Abrantes), fomos a Fátima e de seguida passámos por Cem Soldos (Tomar), onde havia um Festival com feira de artesanato que resolvemos ir visitar. Apesar de não termos demorado muito tempo, tive o prazer de conhecer esta menina que faz uns trabalhos dos quais muito aprecio, muito obrigada pela tua simpatia Sara. Gostei bastante do ambiente que reinava na Feira fazendo-me lembrar as feiras da minha infância, quanto ao festival musical não assistimos, para o próximo vamos lá passar um dia inteiro para podermos apreciar tudo com tempo, até porque o programa era bastante convidativo.


A banca da Sara


Visita geral à Feira

domingo, 17 de agosto de 2008

Parabéns Ana Sofia

Parabéns minha querida filhota



Faz hoje 33 anos a minha filha Ana Sofia.

Dos meus três, é a que sempre teve mais aptidão para as artes. Sempre gostou muito de desenho e pintura. Bem pequenina ganhou o 1º prémio de desenho, num concurso organizado na empresa onde trabalhei, para os filhos dos colaboradores. Fez o curso de Pintura na A.R.C.O., mas como já se esperava não é na Pintura que trabalha, mas sim em desenho técnico de Arquitectura. A Pintura tem estado um pouco parada desde que nasceu a Beatriz, o tempo é pouco e têm-se dedicado a outro tipo de trabalhos menos morosos como se pode ver no Anis, tendo no entanto planos para recomeçar muito em breve.


Com 7 meses

Para além da "veia" artística tem sido desde sempre a mais doce e calma dos três, lidando quando pequeninos com as birras do mano que não eram "pêra doce", com muita paciência. Mais tarde, foi a segunda mãe da Marta mantendo até hoje com ela uma relação muito especial.
A sua calma e paciência servem de muito agora com a filha Beatriz que é muito traquinas e birrenta.


A apagar as velas do seu 9º aniversário

Foi a primeira a sair de casa quando se casou, foi terrível para todos nós em especial para a Marta e para o pai que levou imenso tempo a conformar-se com a idéia de não ter a sua menina por cá.

Sei, que nos tem sempre no pensamento e, que para além de ser a minha querida filha mais velha, é sem sombra de dúvida e em paralelo com a irmã das melhores amigas que tenho...

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Quase, quase de abalada...


Estou quase de abalada para uns dias de férias. Este ano é em Agosto contra o que é hábito, não era nosso costume ir neste mês, mas teve que ser.

Antes de ir, fiz questão de acabar alguns dos trabalhos que tinha começado. O vestido da Beatriz e o macaquinho da Carlota.




Esta semana ainda pensei fazer um saco para mim, de um tecido que tinha adquirido já há algum tempo na Retrosaria. Pensei e fiz, aqui está ele.


Todos os meus trabalhos são feitos aos bocadinhos consoante a disponibilidade que a Carlota me dá.

Tenho a minha leitura em atraso, nas férias quero ler estes dois livros, vou levar as minhas rosetas de crochet já começadas há tanto tempo, para ver se tenho vontade para fazer mais algumas, duvido... normalmente levo sempre qualquer coisa para fazer, mas acaba sempre por ir só passear.



Bem,então até daqui a alguns dias .

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Intercâmbio de S. Joan e trabalhos em projecto


Como já tinha falado participei num intercâmbio organizado pela Anna, para onde enviei o meu saco cor de laranja, tendo recebido a semana passada o trabalho que me foi atribuído. Uma pasta para guardar e transportar os meus trabalhos, da qual gostei imenso, um trabalho muito original.



Junto a ele ainda vinham umas ofertas muito úteis, o muito obrigada à Shaila.


Trabalhos em projecto


Tenho andado atarefada com dois trabalhos de costura, um macaquinho para a Carlota deste tecido, comprado aqui.



E um vestido para a Beatriz onde vou juntar o tricot com o tecido seguinte, comprado no mesmo sítio.




Vamos ver como me vou sair desta nova experiência...

domingo, 29 de junho de 2008

Prima sofre...

"Avó eu quero dar-lhe bonecos e ela só quer as tampas das caixas..."



A Beatriz esforça-se muito para dar brinquedos à prima Carlota, escolhendo os que mais gosta, mas a Carlota só gosta de tampas e outros objectos improvisados por nós, os bonecos, esses, vão de imediato para o chão.
Entre elas, estar a criar-se uma linda amizade e eu fico radiante com isso, coisas de avó...
Finalmente acabei o quilt para a Beatriz, já tardava muito o seu acabamento, até que enfim!...


Tenho pena de não ter conseguido mais perfeição na sua execução, tenho esperança que o próximo ficará melhor, vamos ver.



sábado, 21 de junho de 2008

Grandes e pequenas coisas

Agora, que tenho a minha mãe bem melhor, já na sua casa, que é aqui mesmo ao lado, o meu irmão também quase completamente restabelecido, já me vai apetecendo pegar mais afincadamente nos meus trabalhos. O meu quilt está na parte final do "quiltar", é um bocado grande por isso tem levado mais tempo a acabar, e com o calor não apetece muito tê-lo no colo...
Há uns tempos comprei um pano de mesa em linho aqui, que se destinava à mesa de refeições da sala de jantar. O pano é muito simples sem nada de especial mas, como gosto de dar um toque meu às coisas eis o resultado:




Na semana passada, as minhas colegas de Lisboa fizeram-me uma surpresa que muito me sensibilizou. Mandaram cá a casa entregar-me uma pequena maravilha que eu adorei, vejam se eu não tenho razão...


É lindo não é? são umas queridas estas "meninas" de quem tenho muitas saudades.

Já que estamos em maré de flores, vejam agora as minhas orquídeas(Phalaenopsis) que não param de florir, estão tão lindas a alegrarem o ambiente da minha sala.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...