Este ano mais uma vez fomos à Abrançalha passar este feriado com muita tradição como já referi o ano passado. Logo pela manhã vieram as crianças da terra "pedir os bolinhos", que lhe foram dados com todo o carinho.
No resto da manhã tive a meu cargo a escolha das azeitonas para conservar e trazer para cá. A apanha já tinha sido feita por familiares nossos, que se encarregam deste serviço, levando-as depois ao lagar, para serem moídas dando origem à extracção do precioso azeite. È uma tarefa bastante trabalhosa e demorada.
A escolha das azeitonas que fiz é fácil , é escolher as maiores que não estejam com bicho. São depositadas em garrafões de 5 l , cobrem-se de água de nascente e junta-se 1 colher de sal por cada litro de água que se põe. Fecham-se os garrafões com a tampa pouco apertada e, esperam-se certa de 2 meses até as azeitonas adoçarem. Depois, é só tira-las na quantidade desejada, passa-las por água, temperà-las a gosto com sal, alho, coentros ou oregãos e azeite, são uma tentação.... Esta receita foi-me ensinada pelo nosso primo "Chico" pessoa muito entendida nestas coisas.
Agora vejam este método" científico" de as depositar mais rapidamente nos garrafões...
Bom dia
ResponderEliminarGostei da sua receita de preparar as azeitonas!!!O mais difícil é arranjar água de nascente mas conheço alguém tem um poço com duas nascentes e talvez seja possível!!!Gostei da ideia dos garrafões de cinco litros. Conheço-os e uso-os para vários tipos de situações mas não me ocorria guardar lá azeitonas!!!
Bom fim de semana.
Isabel Tiago
Aplaudo a paciência.Há cá em casa quem faça esse trabalho com gosto.
ResponderEliminarEste não se apanharam as azeitonas, pois estavam demasiado pequenas, não valeu a pena Aprecio quem se dedica a essa tarefa.