segunda-feira, 21 de abril de 2008

Bordados Vintage


Andei a dar volta a algumas coisas antigas que pertenciam à minha falecida sogra, e encontrei um pano de linho de tear manual, bordado a uma só cor, verde, o qual na minha opinião é muito bonito.


Depois de muito pensar qual a utilidade que lhe iria dar, porque penso que tê-lo guardado numa gaveta é uma injustiça para um trabalho tão bonito e bem feito, resolvi mandar fazer-lhe uma moldura para o pendurar numa parede da minha sala para poder ser admirado por quem me visita, fazendo assim um pouco de justiça às mãos que o executaram já há tanto tempo.

Além do pano encontrei também umas quantas combinações, lembram-se das combinações? que se usavam por baixo da roupa, sendo uma peça indispensável no guarda roupa feminino há anos atrás. Estas, foram executadas e bordadas à mão, uma delas com um encaixe em crochet.



Combinação de flanela bem quentinha no Inverno.



Esta é em popelina rosa com encaixe de crochet.

E por último esta em cambraia, bordada e com recortes em cima e em baixo.

10 comentários:

  1. gosto tanto das combinações, Teresa :)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde

    Lindas as peças que possui. Ainda bem que através dos blogs temos a possibilidade de divulgar. Senão, ficavam esquecidas no baú. Que diria a dona delas se soubesse que as suas peças hoje estavam a ser vistas por tanta gente?

    ResponderEliminar
  3. Preciosos tus bordados,felicidades y buen fin de semana.

    Un abrazo,
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Como sempre presenteias-nos com coisas lindas! :)
    Olha Terec, deixei um mimo para ti no meu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ainda me lembro das combinações. E essas são tão bonitas. Agora quase davam para usar como vestido.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia

    Obrigada por me visitar. Eu também gosto do seu blog por ter uma variedade de assuntos, com destaque para as coisas de antigamente que se não formos nós a valorizar não sei o que será delas. Só lhe posso dizer que há muitas peças antigas que vão parar ao lixo, desde bordados, rendas, loiças, etc. Um dia destes tive conhecimento de um caso, por sinal de pessoas minhas conhecidas, já falecidas há muito tempo, também já sem filhos e cujos herdeiros foram netos que tiveram de entregar a casa dos avós ao senhorio, pois fique sabendo que tudo foi parar a um monte no meio da rua, no Lumiar, sendo que até o saiote do casamento da senhora em questão, todo bordado, está hoje exposto num museu em Tomar porque uma vizinha o apanhou, bem como muitas outras peças idênticas muito antigas, colecções de moedas e muito mais, até um relógio de ouro da senhora foi deitado fora. Felizmente alguém o viu e o apanhou. Lamentável. Isto não é caso único. É triste quando não conseguimos passar a mensagem aos que cá ficam.

    ResponderEliminar
  7. Muy bonitos tus bordados, siempre haces cosas preciosas, felicidades.

    En mi blog tienes un regalito.

    Un abrazo,
    Emilia

    ResponderEliminar
  8. Olá mana,
    passei para te desejar um bom friadinho e que comeces da melhor maneira a outra página do livro...beijocas grannndes :))
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Olá! td bem contigo??
    Sempre com novidades lindas:) Parabéns!

    Visita o meu blog e diverte-te nos nossos leilões: http://saesu.blogspot.com/

    beijokas
    Su

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...