domingo, 16 de fevereiro de 2014

O senhor dos ramos de jarros


Passando numa rua aqui perto de onde moro, vejo com frequência um senhor já de certa idade que vende na rua lindos ramos de jarros  daqueles simples brancos dos quais eu gosto muito.Cá em casa houve tempos em que todas as semanas comprava flores para as minhas jarras. Mas à medida que as flores foram aumentando de preço com o acompanhamento do aumento da família fui substituindo as jarras por vasos com plantas vivas, embora existam sítios onde não é possível devido à falta de luz, como as casas de banho que por aqui não têm janelas.
Vendo este senhor que com toda a certeza precisa do dinheiro das vendas, vou juntar o útil para o senhor à beleza para mim e vou começar a comprar-lhe  jarros,  pelo menos uma jarra vou ter por aqui a alegrar a minha casa ainda mais, sim porque eu tenho uma casa alegre , assim como eu (às vezes)...

Foto tirada da net

 Copo de Leite (Jarro) significa pureza, tranquilidade, calma e paz. É uma planta amplamente cultivada para ornamentação e muito escolhida para compor bouquet de noiva, já que também simboliza a pureza e inocência.
Apesar de ser um flor de rara beleza, é bom lembrar que o Copo de Leite (Jarro) é uma planta tóxica devido a presença de oxalato de  cálcio, substância encontrada em muitas plantas tropicais e que quando ingerida pode ser fatal. Aconselha-se evitar de tocar os lábios em suas folhas e flores, já que este acto poderia ocasionar reações alérgicas, intoxicação, irritar a mucosa oral e ocasionar edemas.
(Informação tirada daqui)

Como diz o velho ditado : " não há bela sem senão..."


2 comentários:

  1. Sabes mana também gosto muito de jarros, é sem dúvida uma flor encantadora...
    Encontrei este poema na net, está muito bonito e tal como o poeta, penso que esta flor merecia um nome mais nobre...
    Jarro,
    que escolha tão severa
    tem a flor airosa e original…
    Alva, altiva e não austera
    como cálice de carne sensual.


    Só pode ser por crueldade:
    para vaso basta onde é criado.
    Jarro não, antes majestade
    das flores, príncipe encantado.


    E se a noiva aceita o seu alvor
    e o leva junto ao peito ao altar,
    então, a nobreza desta flor
    mais se alteia, mais nos pode dar…
    De: João de Sousa Teixeira

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...